domingo, 27 de abril de 2008

Camarada, kê ke esta a sair?

Nunca pensei que um dia fosse dizer isto, mas que saudades das bichas, e do "que esta a sair".Muito embora, a minha amiga Zita me tenha feito lembrar que havia muito boa gente que dizia "Que e que estao a dar"? E como muito bem respondia o Sr Goncalves (pai dela): "Ali ninguem dava nada!" Quando saia acucar nao saia arroz, quando saia arroz nao saia oleo, etc...... nunca percebi bem porque e que so saia um produto de cada vez! A outra coisa que sempre me espantou foi que todos respeitavam as pedras. Nunca ouvi ninguem tentar mentir que a sua pedra era a que estava mais perto da porta! Todo o mundo deixava a sua pedra a marcar lugar e voltava para o mesmo sitio, sem querer tirar o lugar a ninguem! Mostravam todos muito mais civismo do que vejo hoje em muitas bichas europeias! Havia muito respeito pelos outros!
Os finos eram servidos nos restaurantes em copos que vinham da Bulgaria com compotas. Depois de mamar a compota, usavamos os copos. Reciclagem nao e moda nova! Naquele tempo, nos reciclavamos ja tudo em Luanda! No nosso predio, havia um camarada que chamava "Bulgarios" aos vizinhos do quarto andar. O meu pai achou piada e comecou a usar o termo "bulgario" cada vez que tinha de dizer "bulgaro". So que um dia enganou-se, e pediu um (fino) "bulgario" e o tipo ficou a olhar para ele com cara de parvo e disse: "camarada, a palavra e "bulgaro" e nao "bulgario"! "Estes portugas!....nem sabem portugues!"Nesse tempo a gastronomia tinha um lugar importante: deleitavamo-nos com as latas de fiambre, ou saboreavamos com grande prazer as latas de galinha em que tudo era tao mole que ate os ossos se podiam comer! Punhamos a dita no forno por umas 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 etc horas e o resultado era sempre o mesmo! Nunca tive problemas em engolir as ditas cujas - uns cuba libres, e ZAS! la se ia galinha, pele, ossos e tudo! Especialmente depois de uma semana a comer peixe frito!
A falta de luz e agua era um problema que tinhamos de enfrentar diariamente. Rapidamente nos habituamos a que logo que vissemos um fiozito de liquido castanho a sair da torneira tapavamos os ralos de todos os lavatorios, lava-loucas e banheiras da casa/apartamento e deixavamos ficar a encher lentamente. Havia muita gente que deixava permanentemente as torneiras abertas e os ralos tapados para o caso de vir a agua de repente......por isso acontecia frequentemente haver inundacoes enormes numa cidade que a maior parte do tempo nao tinha agua! Aprendemos tambem rapidamente a tomar "banho de caneca" - algo que exige muita pericia, tentar lavar-se o melhor possivel com o minimo de agua. E quantas vezes a agua se foi enquanto estava no chuveiro e tive de ir para a praia tentar tirar o resto do shampoo com agua salgada! Hoje vejo as inglesas todas a pagar montoes de kumbu em produtos para conseguir aquele "beach babe look" que a agua do mar da ao cabelo e que nos conseguiamos sem um minimo de esforco!

1 comentário:

asperezas disse...

Ahahahah!!!

Bota essa no grupo maz ;-)

Eu respondo com cajus.

:-)

My new "baby"

My new "baby"