quinta-feira, 29 de abril de 2010

O mambo do fato castanho

O Mike chegou a Luanda em 82, com muito poucos haveres pessoais: uma aparelhagem mini, uma coleccao bastante respeitavel de cassettes de musica rock, meia duzia de t-shirts, 2 pares de jeans, umas calcas cremes, 2 camisas, 1 gravata e um fato castanho. Para ir trabalhar, ele usava as jeans com t-shirts ou as calcas cremes com camisa e gravata quando tinha de ir ver clientes. O fato castanho vivia permanentemente no guarda fatos e eu mesma so o conheci em 83, quando comecei a frequentar a casa dele.
Quando o tal fato me foi apresentado, eu estranhei nunca o ter visto antes, mas como nessa altura ja conhecia mais ou menos bem o Mike, sabia que ele detestava roupas formais. Aos poucos fui aprendendo a historia do fato castanho. Tinha sido feito por medida quando o Mike fez 18 anos, a espera das primeiras entrevistas nas universidades. Foi usado para esse efeito mas tambem para o casamento do irmao, funeral do pai, as entrevistas para os 3 primeiros empregos (e outros tantos possiveis empregos), casamento de pelo menos 4 amigos, etc. O unico problema e que o Mike nao tinha infelizmente parado de crescer aos 18 anos! E muito embora a mae lhe tivesse feito uns “arranjinhos” na costura detras das calcas, na bainha e nas mangas do casaco, aos 28 anos, o fato ficava-lhe apertadissimo e curtissimo!
O fato castanho vivia no guardafatos do Mike, na casa que a companhia tinha alugado para ele no Alvalade. Tentei dizer-lhe varias vezes que o tal fato ja nao dava, nem reciclagem ja podia salva-lo! Aquilo era mesmo p’ra botar no lixo! Mas o Mike e do Norte da Inglaterra, ali mesmo ao lado da fronteira com a Escocia! E nunca na vida tinha deitado nada fora!
Um dia, ou melhor, uma noite, voltamos de uma festa as tantas da madrugada (recolher obrigatorio? Qual recolher?) e vimos, para grande stress e tristeza do Mike, que lhe tinham assaltado a casa! Levaram tudo! A mini aparelhagem, as cassettes TODAS! A comida (pouca) que estava na geleira e congelador, a mala, os sacos, as calcas cremes, um par de jeans, as camisas e a gravata! Salvaram-se as jeans e a t-shirt que ele tinha vestido nessa noite e...Adivinharam? O fato castanho! Eu olhei para o Mike, tristissima, ele olhou para mim ainda mais triste e disse:
“Flor, acho que tens razao! O fato castanho tem de ir! Nem os gatunos Angolanos que nao teem nada o quizeram!

1 comentário:

José Sousa disse...

Fiquei deslumbrado não só com seu blog, como também pelas suas postages, maravilha! E o Mike!!
Conheça os meus em:
www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Um abração do tamanho do mundo.

My new "baby"

My new "baby"